Digite abaixo o termo que você quer buscar

Notícias

Semana Literária - uma programação especial e intensa a partir do Projeto Vozes Negras
No dia 05/07, os estudantes dos 7ºs e 8ºs anos ouviram a professora de Literatura, Loreci Alves Marins, que atua no Ensino Médio do RUI, falar sobre o livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, elencado como leitura para o 12º Rodalê.

A Semana Literária, que integra o 12º Rodalê, tem uma programação especial e intensa a partir do Projeto Vozes Negras. No dia 05/07, os estudantes dos 7ºs e 8ºs anos ouviram a professora de Literatura, Loreci Alves Marins, que atua no Ensino Médio do RUI, falar sobre o livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, elencado como leitura para o 12º Rodalê pelas professoras de Língua Portuguesa, Daniela Thiel do Amaral e Caroline Simon Bellenzier.

A fala teve como objetivo discutir o racismo estrutural, abordado pela autora no livro, a partir de exemplos de filmes e séries que fazem parte do repertório dos estudantes. Ainda nesse sentido, enfatizando relatos do livro, por meio de uma fala descontraída, a professora trouxe vivências dela mesma, evocando o lugar de fala e a importância de refletir sobre um tema tão importante, entendendo que cada um deve fazer a sua parte, pois, como disse Djamila Ribeiro, "devemos lembrar que este não é um debate individual, mas estrutural. [...] Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação."

Desenvolvido por