Na Semana Literária, do 12º Rodalê, o RUI dá continuidade ao projeto Vozes Negras, por meio de diálogos com pessoas da comunidade, a fim de discutir a trajetória do negro, suas conquistas e desafios. Na manhã de quarta-feira, 07 de julho, os estudantes das turmas de 4º, 5º e 6º Anos do Ensino Fundamental participaram de um encontro on-line com a Pedagoga Elia Maria Leandro Uangna.
Natural de Guiné-Bissau, um país da África Ocidental, Elia mora no Brasil desde 2014 e, atualmente, reside na cidade de Passo Fundo/RS. É mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade do Passo Fundo (PPGEDU/UPF) e graduada nos cursos de Humanidades (2017) e Pedagogia (2020) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
“Ser negra, africana, é mais difícil”. Essa foi uma das falas da Elia, que exemplificou as dificuldades raciais que enfrentou para se estabelecer no Brasil. Outro importante momento foi o compartilhamento de suas vivências e experiências de superação e conquistas no ensino básico e no ensino superior. Os estudantes, ainda, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre cultura, economia e política de Guiné-Bissau.
Confira mais fotos, Aqui!