“O Doente Imaginário”, peça escrita pelo dramaturgo francês Molière, em 1673, foi apresentada pelo Grupo de Teatro do Ensino Fundamental II do RUI, na 23ª edição do INTESI – Intercâmbio de Teatro da Rede Sinodal de Educação, no CEAP – Colégio Evangélico Augusto Pestana, em Ijuí, neste 25 de outubro.
O texto, uma das obras primas de Molière, tem como personagem principal o hipocondríaco Argan, carente, rico e avaro burguês. Em seu segundo casamento, com uma mulher mais nova e interesseira, Argan vivia com a constante visita de médicos. Suas empregadas, e duas filhas, a romântica Angelique e Louise, completam a família. Angelique apaixona-se por um rapaz, o romântico Cleante. O pai, no entanto, quer que ela se case com um médico, pois dessa forma teria assegurado consultas gratuitas sem ao menos precisar sair de casa.
A peça trata-se de uma crítica bem-humorada da relação entre médicos e pacientes, que discute, também, manifestações do espírito humano que atravessam os séculos: a cobiça, a charlatanice, a arrogância, o poder e o interesse.
O 23º Intese, do qual participaram em torno de 150 estudantes de teatro das escolas de Carazinho, Horizontina, Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos e Três de Maio, proporcionou momentos de grande aprendizado, cultura e diversão.