Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

NOTÍCIA

Fique por dentro do Desfile Cívico do Rui Barbosa


O Colégio participou do Desfile Cívico no último domingo (07/09) representado por alunos, professores, funcionários e comunidade escolar. A partir do tema municipal ‘Meu jeito carazinhense de ser e viver’, mostramos: ‘RUI, nosso jeito carazinhense de ser e viver”.

O pelotão de honra, portando as bandeiras do Brasil, do RS, do Município e do Colégio, abriu o desfile, seguido da réplica da Igreja Luterana do Brasil que representou o sonho dos imigrantes alemães evangélico-luteranos de dar a melhor educação possível aos seus filhos, quando construíram a Igreja para ser usada também como escola.

Na sequência, um grande mapa de Carazinho com a fachada do colégio em seu interior significou que, há 92 anos, o Colégio é parte integrante do tecido urbano, agindo proativamente na cidade.

A Educação Infantil mostrou que, na sua prática pedagógica, as crianças aprendem a ser, a fazer e a viver na coletividade, numa rotina planejada, que reconhece a criança como cidadã com direitos e ritmos próprios.

O Pré-Kinder Lieb foi conduzido pela jiboia, personagem da literatura infantil.   Vestidas como personagens das histórias infantis, as crianças demonstraram o envolvimento com a literatura, desde a mais tenra idade. O Kinder Lieb mostrou que a linguagem musical faz parte da educação das crianças, desenvolvendo e estimulando a sensibilidade, a atenção e o raciocínio lógico. As crianças do Maternal, num trem colorido e em movimento, representaram a rotina dinâmica da EI.

Princesas e super-heróis do Jardim I evidenciaram o faz-de-conta, fundamental na atividade diária, pois estimula a criatividade e o desejo de aprender e o Jardim II mostrou as artes visuais e a linguagem escrita e matemática, estimuladas e exploradas para ampliar o mundo do conhecimento cultural e social.

ViDas em Comunhão, tema 2014 do Colégio em parceria com a IECLB, proporcionou um novo olhar sobre a nossa cidade. Sendo assim, os Anos Iniciais desenvolveram ações de cuidado com o próximo, como a Campanha de Arrecadação de Água às vítimas da enchente e o projeto a partir da história “Os bolos gigantes” (de Jonas Ribeiro), os quais foram representados na avenida.

O Conjunto Instrumental sob a regência do professor Marcelo Lima desfilou sobre um caminhão encantando a avenida com seu repertório musical.

Pelotões formados por alunos do Ensino Fundamental mostraram projetos que são desenvolvidos na comunidade carazinhense, com vistas à formação cidadã e humanitária: Ninho Solidário, Varal Solidário, Homenagens às Famílias, Brechó de Uniformes.

O Grêmio Estudantil Cecília Meireles se fez presente mostrando que fazer a diferença e cuidar do outro são grandes desafios aceitos pelos estudantes, por meio de atividades sociais, desportivas, culturais, cívicas e educacionais.

Um pelotão representou as atividades extraclasses oferecidas pelo Colégio, as quais democratizam e diversificam a prática pedagógica: Teatro, Vôlei, Futsal, Futebol de Campo, Xadrez, Música e Oficinas de Língua Estrangeira.

O RODALÊ, grande projeto literário do Rui, foi representado por um momento da II Roda Literária, em que, numa atitude de encantamento e de cuidado, alunos contaram lindas histórias aos pequenos da EI.

Alunos do Terceirão (EM) caminharam com seus professores mostrando o ensino forte do Colégio, que busca despertar nos alunos o desejo pelo aprender, a humanização e a proatividade social. Atividades de destaque como a participação no Projeto Jr. Achievement, Orientação Vocacional, Mostra de Curtas-Metragens, a avaliação multidisciplinar do Multimix de Conhecimentos e as aulas e simulados com caráter preparatório para vestibulares e Enem foram referenciados pelos alunos.
Em sua passagem pela Avenida, representantes dos Cursos Técnicos: Informática, Segurança do Trabalho e Contabilidade mostraram que, por meio de um ensino de qualidade e pelo oferecimento de bolsas de 50% e 100%  amplia-se o número de pessoas capacitadas para o mercado de trabalho carazinhense e da região.

O encerramento do Desfile Cívico se deu com o Bandeirão do Colégio levado por representantes de grupos que prestam um importante auxílio às realizações escolares:  o CONSELHO ESCOLAR, a ASSOCIAÇÃO DE PAIS, PROFESSORES E AMIGOS DA ESCOLA, MADRINHAS e PADRINHOS DE TURMAS e a ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO.

Foi assim que, na manhã ensolarada do dia 7, o Colégio Rui Barbosa mostrou o seu jeito carazinhense de ser e viver a educação.



visualizar álbum de fotos


 

© Copyright 2010 - Colégio Sinodal Rui Barbosa - Direitos Reservados
Rua Pedro Vargas, 561 - Carazinho-RS - 99500-000
Desenvolvimento Equipe de TI