Digite abaixo o termo que você quer buscar

História

97 anos de história

Nesses quase cem anos de educação, o RUI tem trabalhado para alcançar excelência e qualidade. Com a prática constante de leitura do mundo contemporâneo, mas mantendo sua essência como escola evangélica-luterana, vem se aprimorando em infraestrutura, capacitando constantemente os professores e funcionários e abrindo novos horizontes aos alunos.

Nossa linha do tempo

Fundação

No ano de 1921, a Comunidade Evangélica Luterana de Carazinho institui oficialmente a Comunidade Escolar Brasileira-Alemã. Durante a semana, o prédio da Igreja transformava-se em escola e o mobiliário utilizado era o mesmo dos cultos dominicais.

1921

Denominação

A escola recebe a denominação de Colégio Brasileiro Alemão Evangélico e as aulas começam a ser ministradas em novo local construído ao lado da Igreja. Neste novo local, além das salas de aula, foi destinado um espaço para a melhor instalação do pastor, que, dentre suas funções, era responsável pelo bom andamento da escola.

1927

Segunda Guerra Mundial

Depois de um período fechado devido à Segunda Guerra Mundial (1939 a 1948), a escola reabre como Escola Sinodal Rui Barbosa, nome dado em homenagem ao jurista e escritor Rui Barbosa de Oliveira. O prédio, ampliado, recebe um maior número de alunos.

1948

Anos 70

A escola começa a oferecer todas as séries do Ensino Fundamental (1ª a 8ª série). Como consequências imediatas, houve o aumento significativo do número de alunos e a ampliação da estrutura física. Passa a denominar-se Escola Sinodal Rui Barbosa – 1º Grau.

1970

Anos 80

Inicia-se o Ensino Médio (1989), passando a escola a denominar-se Escola Sinodal Rui Barbosa – 1º e 2º Graus. Também é finalizado o Ginásio de Esportes, viabilizando diversas modalidades desportivas e a realização de eventos sociais.

1980

Anos 90

Com o aumento significativo de alunos, inclusive de cidades vizinhas, houve a necessidade da construção de mais um bloco de salas de aula. Também nessa década foram implantadas as turmas de Pré-Kinder Lieb e Kinder Lieb, para atender a crianças de um ano e dois anos, respectivamente.

1990

Jardim de Infância

Começa a ser organizado o primeiro Jardim de Infância da Escola Sinodal Rui Barbosa.

1995

Anos 2000

A escola passa a oferecer seu primeiro curso de Educação Profissional e passa a se chamar Colégio Sinodal Rui Barbosa.

2000

Atualmente

Hoje, o Colégio Sinodal Rui Barbosa, também conhecido por RUI, oferece Educação Básica composta pelos Cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, contando com aproximadamente 800 alunos, nos turnos da manhã e tarde. Possui uma estrutura física modernizada e privilegiada, que abriga setores administrativos, salas de aula equipadas com recursos multimídia, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, ginásio de esportes, auditório, parques infantis, cantina e estacionamento coberto.

2018

Desenvolvido por