Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

NOTÍCIA

Semana Literária do 5º Rodalê






Segunda-feira (07/07) iniciou a Semana Literária do 5º Rodalê. A abertura oficial foi no Auditório, primeiramente com as falas do Diretor Adilson e dos Coordenadores do evento ressaltando a importância desse Projeto de Leitura para a comunidade escolar. Na sequência, os alunos assistiram ao curta-metragem “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore” (segue o link, pois vale a pena ser reassistido), vencedor do Oscar de melhor curta de animação em 2012. O filme relata de forma leve e emocionante a história de pessoas que são apaixonadas por livros e o poder curativo que essas obras possuem, podendo transformar a vida de seres humanos.  Enquanto assistiam, os alunos e professores puderam viajar por outras dimensões, por um mundo de sonhos, de fantasias, de grandes emoções, que é o mundo da leitura.


Na tarde da segunda-feira (07), as Livrarias Nobel e Companhia da Leitura, instaladas no Ginásio, começaram a receber alunos e familiares, e o fluxo intenso de leitores foi até quarta-feira à tardinha, quando os estandes começaram a ser desmontados. Os olhos dos estudantes (desde os mais pequeninhos aos adolescentes) brilhavam diante das prateleiras, sendo difícil decidir qual (is) obra(s) adquirir entre tantas possibilidades. Agora virá a melhor parte: ler e socializar as leituras! E o recesso escolar é um bom momento para isso acontecer!


No início da semana começou a Gincana Literária, envolvendo alunos de 4º ano a EM, totalizando 14 equipes. Tarefas contemplando atividades leitoras iam sendo lançadas e apresentadas durante os dias da semana, movimentando os espaços do Colégio. Entre elas: criação de publicidade, trava-línguas nas Línguas Alemã, Espanhola e Inglesa e contação de histórias. Cumpre ressaltar que a tarefa intitulada “Arrecadando” aumentou o acervo da Biblioteca escolar em mais de 798 obras infanto-juvenis.


Pelo 5º ano consecutivo firmamos, por ocasião do Rodalê, parceria com o Projeto Educar Cultura nas Estradas. Neste ano, o Educar nos trouxe três peças: o musical MEIA MEIA LUA 1, 2, 3, que, num resgate de brincadeiras e músicas infantis, mostrou aos alunos de EI a 5º ano como é possível e gostoso divertir-se sem o uso de aparelhos tecnológicos; a peça VILA MONSTRO, que num contexto  vampiresco tematizou o bullying para a plateia formada por alunos de 5º a 7º ano; e a peça O BOLICHO DO SEU NICO, uma comédia para a 8ª a EM, que mostrou o quanto a “mentira tem perna curta”. As peças, além de contribuírem para a formação da cidadania e  humanização, provocaram muitas risadas no público que às assistia.


Ainda o Projeto Educar, por meio de sua equipe de atores e artistas, desenvolveu Oficinas de Música e Teatro, para alunos do EF e EM, e oportunizou aos pequenos da Educação Infantil um encontro com a “Branca de Neve”, princesa que lhes encantou com a contação de várias histórias.


Na quinta-feira (10) ocorreu a II Roda Literária da EI e AI, e a surpresa deste ano foi que os contadores de histórias foram os próprios alunos do Colégio. Aliás, preparar uma história para contar aos pequenos, usando recursos variados como expressão corporal, fantoches, dedoches, fantasias, brinquedos, etc, foi uma das tarefas da Gincana Literária. Nos aconchegantes espaços criados especialmente para a Roda, os alunos ouviram histórias, participaram de brincadeiras com as Profªs e, ainda, deliciaram-se com pipoca e algodão doce. Foram momentos singulares de encantamento.


Na sexta-feira, no Pátio 1, o Diretor fez o encerramento da Semana Literária, agradecendo a toda a comunidade escolar pelo envolvimento, em especial, à Comissão Organizadora da Semana. E divulgou o tão esperado resultado da Gincana: foram vencedoras as equipes CAMPEÕES DA LITERATURA (4º a 7º ano - manhã), LANTERNAS VERDES (8ª série e EM) e OS LEITORES (4º e 5º ano - tarde). Parabéns a todas as equipes pelo empenho! E nosso agradecimento à Comissão Julgadora pelo acompanhamento e avaliação das tarefas! Ano que vem tem mais!!




 

© Copyright 2010 - Colégio Sinodal Rui Barbosa - Direitos Reservados
Rua Pedro Vargas, 561 - Carazinho-RS - 99500-000
Desenvolvimento Equipe de TI