Digite abaixo o termo que você quer buscar

Notícias

Encontro Nacional dos Anos Iniciais da Rede Sinodal
RUI sedia importante encontro que oportunizou "olhar" pelos Anos Iniciais em diferentes contextos

Nos dias 24 e 25 de maio, nosso Colégio sediou o Encontro Nacional dos Anos Iniciais da Rede Sinodal de Educação. Estiveram presentes no Evento cento e setenta profissionais ligados à Educação, advindos de trinta e três escolas da Rede Sinodal. A partir do tema: ‘Se eu não mudar o que faço hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem’. Olhando pelos Anos Iniciais em diferentes contextos., os participantes foram chamados a entender sobre a dinâmica sociocultural contemporânea e, a partir daí, refletir sobre o processo ensino/aprendizagem.

Após a abertura oficial do Evento, a Professora Gabrielle Vargas realizou uma dança circular, momento em que os participantes puderam, através do olhar, se reconhecer e criar vínculos.

A primeira Palestra do Evento, intitulada ‘As dimensões da aprendizagem e os desafios de ensinar/aprender na sociedade contemporânea’, foi ministrada  pela Professora Mestre Isabel Cristina Parolin, que refletiu com o grupo sobre os saberes que se quer construir, a importância de atribuir significado ao que se está trabalhando, ampliando contextos e, assim, modificando o mundo para melhor.

A tarde do dia 24 iniciou com o Palestrante Ailton Dias de Melo que, de forma descontraída, abordou o tema ‘Olhar além do que se pode ver’, instigando os presentes a ousar uma mudança que comece pelo olhar, possibilitando uma abertura para novos pensamentos. Após a palestra, o momento foi de estudo de casos. Os cases, intitulados ‘Olhando as práticas e vivências pedagógicas para além do que se pode ver’, abordaram situações vivenciadas nas escolas que exigem olhares e posturas compatíveis com as necessidades da contemporaneidade. 

À noite, após o jantar, os participantes do Encontro assistiram a uma réplica da Noite de Gala. Mais uma vez, os Grupos Instrumental, Vocal e de Dança do RUI encantaram o público com belas interpretações.

Percorrer as operações fundantes da estruturação psíquica precoce, para reconhecer como nasce um sujeito e como, a partir dessa estruturação, brotam as possibilidades e os entraves para constituição do sujeito epistêmico foi o objeto de estudo da manhã do dia 25 com a Palestra O fino bordado entre o sujeito psíquico e o sujeito epistêmico (O percorrido do desenvolvimento infantil à constituição da inteligência)’ , desenvolvida pela Psicanalista e Mestre em Educação Vivian Nolasco.

O Encontro deixou marcas positivas! Que possamos transformar o que ouvimos e o que debatemos em ações para uma infância melhor... Agradecemos a todos os Professores, Funcionários e Colaboradores envolvidos na organização do Encontro, às Famílias que receberam hóspedes, bem como aos alunos que se dedicaram na confecção de mimos e nas apresentações que encantaram o público presente.

 

 

Desenvolvido por