Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

NOTÍCIA

Educação Infantil: Hoje, sala de aula é na fazenda!


No dia 06 de setembro, os alunos do Jardim II B e C, das Professoras Michelle Albarello e Gislaine Zolet, passaram a tarde na Fazenda Tropeiro Camponez, em Pulador, um lugar que proporcionou ricas experiências às crianças. Logo que chegamos, fomos recepcionados pelo Senhor Leandro, que com a cachorra Flor nos guiou a todas as aventuras. Começamos com o passeio de carroção até a mata, onde percorremos uma trilha cheia de obstáculos e desafios. Saindo da mata, caminhamos num campo que nos levou até um riacho e uma fonte de água natural. Aproveitando o dia quente e o clima descontraído, as crianças se refrescaram na água, experimentando sensações e demonstrando suas impressões e sentimentos. Já eram 16 horas e 30 minutos, quando saíram do riacho, trocaram de roupa, e subiram no carroção para o retorno. Durante o caminho, a percepção dos cheiros e da paisagem despertou comentários engraçados, hipóteses e conhecimentos enriquecedores.


Na hora do lanche, que delícia!! A mesa estava posta com deliciosos bolos doces e salgados, queijo, salame, “revirado de feijão”, ovos mexidos ... suco e café com leite, para que as crianças se servissem e saboreassem com tranquilidade esse momento. Terminado o lanche e aproveitando o tempinho que restava, os alunos aproveitaram o parque para brincar nos brinquedos e jogar futebol. 


A tarde terminava... dali a pouco estaríamos de volta ao Colégio, e a sensação das Professoras era de que a aula daquele dia tinha agradado a todos. Como Professores, estudamos e levamos em consideração que o espaço é o terceiro educador das nossas crianças, portanto pensá-lo e oferecê-lo para que a criança possa explorá-lo é fundamental. E, hoje, foi um dia que o espaço oportunizou brincar na terra, banhar-se num riacho, interagir com um inseto, sentir o cheiro da natureza, andar e escutar o som da mata, ... enfim, nossas crianças exploraram e interagiram com o ambiente natural, experimentaram a contemplação, a solidão e o ócio da natureza que é importante para uma infância plena e saudável. 



visualizar álbum de fotos


 

© Copyright 2010 - Colégio Sinodal Rui Barbosa - Direitos Reservados
Rua Pedro Vargas, 561 - Carazinho-RS - 99500-000
Desenvolvimento Equipe de TI