Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

NOTÍCIA

Projetos na Educação Infantil


O objetivo central dos projetos é que as crianças possam experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem. Quando as professoras têm clareza das intenções do projeto, a metodologia torna-se rica, pois fornece tempo e condições para a continuidade do pensamento em torno de um assunto e cria oportunidades para que a criança possa elaborar novas conexões com outras áreas do conhecimento. 


Conheçam os projetos em andamento...


 


Maternal - Identidade e Autonomia


As professoras Ana Carolina Leite e Cristiane Franck do Maternal B e C estão desenvolvendo esse tema por acreditarem que escola de Educação Infantil é um ambiente que favorece à criança novas interações e amplia os conhecimentos a respeito de si e dos outros. 


Confiram, no álbum de fotos, as atividades da Caixa de Espelho, Eu sou assim ... e Que parte está faltando no meu corpo? 


 


Jardim I - A Arte no Universo Infantil


Este projeto foi pensado pelas professoras Graciane Almeida e Heloísa Neuhaus para que as crianças possam explorar sua criatividade e imaginação, bem como adquirir novas habilidades e formas de olhar o mundo. Muitos especialistas afirmam que o principal objetivo não é que as crianças valorizem a vertente estética, mas que compreendam que materiais diferentes podem ser transformados e utilizados várias vezes na criação de novos elementos. Assim, as crianças estão realizando atividades que envolvem e ampliam seus conhecimentos nas diferentes linguagens como lógica matemática, oralidade, escrita, natureza e sociedade, artes plásticas e gráficas, e autonomia. 


Confiram, no álbum de fotos, algumas das atividades que a turma já realizou a partir da arte Rupestre (exploração do carvão como instrumento gráfico e confecção das tintas naturais). Veja as fotos.


Pré-Kinder - Mundo da criança: um universo de sensações!, desenvolvido pelas professoras Gêlsi Lange, Adriana Kunh, Isabel Ramos e Michele Silveira.


Em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os 3 anos de idade. Daí a importância de planejar o espaço para que a criança explore, brinque e conheça o ambiente e os outros que a cercam. O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor. 


Confiram as fotos!


Maternal  B - Identidade e Autonomia Veja as fotos!


Maternal C - Identidade e Autonomia Veja as fotos!


Jardim I A - A Arte no Universo Infantil Veja as fotos!


Jardim I B - A Arte no Universo Infantil Veja as fotos!


Jardim I C - A Arte no Universo Infantil Veja as fotos!


Pré-Kinder A - Mundo da criança: um universo de sensações Veja as fotos!


Pré-Kinder B - Mundo da criança: um universo de sensações Veja as fotos!


Pré-Kinder C - Mundo da criança: um universo de sensações Veja as fotos!



 

© Copyright 2010 - Colégio Sinodal Rui Barbosa - Direitos Reservados
Rua Pedro Vargas, 561 - Carazinho-RS - 99500-000
Desenvolvimento Equipe de TI